Pneu remold é um pneu antigo, de no máximo sete anos de utilização, que passa por uma reestruturação completa e bastante criteriosa para poder ser utilizado novamente.
Esse processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. Não se deve confundi-lo com o pneu recapeado, que passa somente pela aplicação de borracha nova sobre a estrutura do pneu antigo.
Processo de fabricação
O processo do pneu remold inicia-se na chegada das carcaças de pneus usados para o fabricante. Nessa ocasião, são avaliadas uma por uma. Enquanto parte é descartada, o restante segue no processo.
As carcaças selecionadas são encaminhadas para estações de inspeção. Lá, são infladas e passam por nova avaliação, na qual recebem reparos se estiverem com algum tipo de defeito.
Estando em condições, seguem para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem. Assim, ficam completamente lisas para receber aplicação de cola líquida. Na sequência, uma camada de borracha, responsável por formar a banda de rodagem, é acrescentada ao pneu.
Depois disso, a borracha anti-quebra lateral é aplicada e, posteriormente, as carcaças são vulcanizadas. Após o resfriamento, seguem para a estação de limpeza, na qual recebem a última inspeção. Então, o pneu remold está pronto para ser vendido.
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Durabilidade
Enquanto o valor do pneu remold costuma ser menor, sua vida útil tem longevidade menor em relação à de um modelo novo.
Um pneu novo de boa qualidade roda em média entre 25 e 50 mil quilômetros, enquanto os pneus remoldados têm uma durabilidade máxima de 30 mil quilômetros. É importante destacar que essa durabilidade pode ser ainda menor se você rodar por estradas rurais ou em vias com más condições de conservação, visto que o remold é indicado para uso exclusivamente urbano.
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Legalidade
O uso do pneu remold é permitido apenas apenas para veículos leves – comerciais e de passeio. No caso de veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares, o uso é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo enquadrado como infração grave, sujeita à multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As vantagens do pneu remold
Entre as vantagens do pneu remold destaca-se o seu preço, que pode ser 50% inferior ao de um pneu novo.
Além da vantagem econômica, o processo de fabricação é mais favorável ao meio ambiente. Afinal, reaproveita carcaças de pneus que seriam descartadas, o que diminui o acúmulo de resíduos de difícil degradação na natureza. Além disso, uma quantidade menor petróleo é envolvida em sua produção, na comparação com o pneu novo.
O pneu remold se sei vai bem em percursos urbanos, onde são desenvolvidas velocidades de nível baixo ou médio. Geralmente apresenta um bom desempenho ao rodar na cidade.
As desvantagens do pneu remold
Apesar de custar menos do que um item novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor, o que torna mais frequente a necessidade de trocas.
Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, o mesmo não ocorre nas estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que certifica esses pneus, determina que o remold seja feito a partir de carcaças que tenham, no máximo, sete anos de fabricação.
No entanto, não é possível garantir que o item à venda tenha realmente essa idade. Isso acontece porque, para ser reestruturado, o pneu recebe uma nova camada de borracha que “apaga” as identificações originais de fabricação, como a data em que foi produzido, marca, Estado de origem e outras especificações.
Outra desvantagem do pneu remold é a dificuldade para realizar o balanceamento.